Em Dezembro de 2008 paleontologistas chineses descobriram o maior jazigo de restos fósseis de dinossauros no Leste do seu país. 
Tais fósseis dos dinossauros estão espalhados numa área de 300 metros por 10 metros perto da cidade de Zhucheng, Província de Shandong.

Os fósseis encontrados são principalmente do final do Período Cretáceo da Era Mesozóica, altura em que os dinossauros foram extintos. 
Zhao Xijin, paleontólogo líder do projeto anunciou que mais de 7,6 mil fósseis foram descobertos no local até agora e o número continua a aumentar.
A Academia Chinesa de Ciências afirma que 7.000 ossos de dinossauros (pesando 50 toneladas métricas) foram descobertas nesse local, conhecido por Cidade dos Dinossauros.
Entre as descobertas está o único crâneo de um Ceratopsian, fora dos EUA, um exemplar de 2 metros, juntamente com 3.000 restos fósseis. A maioria são de herbívoros da espécie Hadrosauro (bico de pato) existente há 80 milhões de anos. Foram, também, encontrados restos fósseis de exemplares, até agora desconhecidos,  de Ankylosaurus, Tyrannosaurus e Ceolurus. 

Zhao Xijin declarou ainda que “as descobertas provavelmente irão contribuir com informação sobre o mistério da extinção dos dinosauros”. 

notícia retirada do Jornal Público 
 


Comments


Comments are closed.