Os cientistas estão cada vez mais preocupados com os detritos espaciais resultantes de satélites desativados e restos de naves que orbitam à volta da Terra.

A verdade é que até no espaço orbital do nosso planeta também já começamos a ter problemas de poluição!
Picture
As agências espaciais responsáveis pelo envio dos satélites e das naves que os colocam no espaço, vão ter de, necessariamente, arranjar um modo de limpar o lixo orbital de forma a que este deixe de causar acidentes com os satélites ativos, já que, à velocidade orbital de cerca de 8km por segundo até um objeto com 1cm de largura que choque com um satélite leva-lo-á à sua destruição!
O resultado dessas colisões é a criação de ainda mais fragmentos em órbita!
A situação começa a ficar crítica, dado que na última década a ESA (Agência Espacial Europeia) viu o número de alertas de colisão duplicado! 

Aliás, as agências espaciais estão a considerar enviar robôs que atraquem nos satélites mortos (desativados) e nos restos dos foguetões, e os empurrem para órbitas "cemitério" ou para fora de órbita até caírem no oceano terrestre!

Porém, qualquer programa concebido para remover satélites da órbita põe os militares nervosos!
Mas se houver cooperação internacional quanto à determinação de que satélite deverá ser removido ou não e quem o fará, será certamente do interesse de todos!

noticia retirada de jornal Expresso de 28 Ago. 2010

 


Comments


Comments are closed.