Picture
SETI (sigla em inglês de Search for Extra-Terrestrial Intelligence) corresponde ao projeto de Busca por Inteligência Extraterrestre, o mais conhecido esforço na procura por seres extraterrestres, outrora financiado parcialmente pela agência espacial americana, a Nasa.

O SETI tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo).
Os astrónomos deste projeto acreditam que se existe alguma forma de vida inteligente no Cosmos, ela tentará comunicar com outras formas de vida através de ondas eletromagnéticas (ou seja, sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida até à data.

Para mais informações podes sempre consultar o site da Discovery Brasil clicando na imagem do radiotelescópio Arecibo (que é o maior radiotelescópio fixo do mundo, localizado em Porto Rico, com uma antena parabólica gigante de 305 metros de diâmetro, que foi construída originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto).

 
A sonda marciana "Mars Pathfinder" foi lançada em Dezembro de 1996 no foguetão espacial da NASA chamado Delta II. 

Após 7 meses de viagem aterrou no Vale Ares, usando um método inovador! Entrou diretamente na atmosfera de Marte auxiliado por um pára-quedas supersónico, que reduziu sua velocidade de descida, e um conjunto de 24 airbags laterais para amaciar o impacto com o solo.

Aí iniciou as suas funções: analisar a atmosfera marciana, o clima na superfície desse planeta, e a sua topografia. Além disso, através do robô explorador Sojourner que transportou consigo para Marte (o qual passeou pela superfície desse planeta e recolheu informações durante mais de um mês) enviou para a Terra informações sobre a composição do solo e das rochas do planeta vermelho.